notícias
PRISMACULTURAL INICIA SELEÇÃO DE PROJETOS INSCRITOS NO 2º EDITAL E TEMPORADA DE TEATRO DE BRUSQUE
Desde a segunda-feira, 6 de julho, a PrismaCultural iniciou o processo de seleção dos mais de 200 projetos inscritos este ano no 2º Edital e Temporada de Teatro de Brusque. As inscrições, encerradas no último domingo, foram de grupos de 15 estados do Brasil além do Distrito Federal. O processo de escolha dos projetos acontece até a quinta-feira, 9 de julho, e está sendo feito em Brusque pelo trio de selecionadores Kil Abreu (São Paulo), Luciano Alabarse (Rio Grande do Sul) e Valmor Níni Beltrame (Santa Catarina).
Na manhã desta terça-feira, 7 de julho, o diretor da PrismaCultural, Sérgio Valle, e os três selecionadores receberam a imprensa para falar sobre o processo de escolha dos trabalhos, bem como sobre as expectativas para a 2ª Temporada de Teatro.
Pluralidade de projetos
Segundo Luciano Alabarse, coordenador do “Porto Alegre Em Cena”, diretor de teatro e de musicais brasileiros, um dos critérios usados pelos especialistas na escolha das peças é em relação à qualidade e pluralidade dos espetáculos que serão apresentados durante a Temporada. “É um trabalho muito minucioso, de muita responsabilidade na escolha, e nós três partilhamos a ideia de que essa temporada não deve apenas acontecer com características de uma determinada região, levando em conta a pluralidade do país com produções culturais muito sólidas. Se conseguimos implantar a ideia, desde o início, de que Brusque sedia um circuito de pluralidade cênica, o projeto se evidenciará em trazer o Brasil para Brusque”, ressaltou.
A mesma opinião foi compartilhada por Kill Abreu, jornalista, crítico e pesquisador, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e curador no Centro Cultural São Paulo (CCSP). “O bacana é saber que há uma intensa diversidade de propostas que foram inscritas, de linguagens, de pensamentos, de questões a serem discutidas e que daqui a pouco teremos os melhores espetáculos com essas características oferecidos em Brusque. Fazer uma temporada a longo prazo é proposta ambiciosa que está sendo realizada pela Prisma e acredito que isso poderá trazer benefícios incríveis para a cidade e região”, pontuou, ao ressaltar que através de uma programação de artes cênicas regular é possível pautar o teatro na vida das pessoas.
Potencial artístico
Um dos pontos destacados pelos selecionadores durante a coletiva de imprensa foi em relação aos benefícios que projetos culturais podem proporcionar não apenas na formação da população de Brusque e região, mas também no desenvolvimento econômico que eventos culturais geram nos locais onde são realizados. “É muito importante quando uma cidade se transforma em um pólo cultural. Cultura sempre irá gerar a economia e eventos sólidos transformam a cidade em potência , o que reflete no turismo, como é o caso em Gramado (RS). Ou seja: um evento cultural, quando rompe a barreira e começa a ser divulgado pelos próprios artistas, traz luz para a cidade onde é realizado. Por isso é muito importante o município entender o projeto, a classe empresarial validar esse esforço, bem como a população de modo geral, para transformar o município uma referência”, frisou Alabarse.
Da mesma forma, Valmor Níni Beltrame, que é ator, diretor, dramaturgo, escritor e pesquisador também relembrou o movimento de arte de rua que foi realizado em Brusque, no final na década de 1970 e destacou o potencial artístico que a cidade pode ter, com a continuidade de projetos culturais de qualidade. “Esse trabalho, lá de 70, se perdeu e de certa maneira acredito que não podemos esquecer desse passado e dessa história de Brusque. Brusque já tem essa vocação e sensibilidade para se tornar um pólo de referência para o encontro das artes e esperamos que haja a continuidade de bons projetos, sempre”, comentou.
Para o diretor da PrismaCultural, Sérgio Valle, as expectativas a partir de agora são as melhores possível, para que a 2ª Temporada de Teatro de em Brusque alcance seus objetivos, tanto para oportunizar que os profissionais de teatro a disseminar sua arte em Brusque mas principalmente garantir o acesso das pessoas à produção artística do país. “Queremos que o projeto tenha suas raízes na cidade e na região e faça parte da comunidade como um todo. Assim como na primeira edição, esperamos a participação da comunidade, de todos os bairros, localidades, classes, formando uma única plateia e tendo acesso a uma arte de qualidade, com uma visão de um pouco parte do que é produzido das artes cênicas no país”, reforça o diretor da PrismaCultural.
A Temporada
O 2º Edital e Temporada de Teatro de Brusque tem a parceria do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e das empresas Zen, ZM, Supermercados Archer, Irmãos Fischer e apoio da Uvel Veículos, entidades e empresas que já haviam sido parceiras na realização do 1º Edital.
Em 2015 o projeto vai selecionar sete espetáculos nacionais e dois espetáculos regionais. Além disso, estão previstos mais três espetáculos convidados e uma Oficina/Montagem Teatral, de até 200 horas, para jovens atores ou interessados em conhecer e fazer teatro. Ao todo, serão 30 apresentações, realizadas entre o segundo semestre de 2015 até agosto de 2016.
O processo de escolha dos projetos inscritos vai até dia 9 de julho. Na segunda-feira, 13, será feita a divulgação dos espetáculos selecionados. A previsão é de que no final do mês de julho possa ser realizada a primeira apresentação, que dará início a 2ª Temporada de Teatro de Brusque.
Debate
Nesta terça-feira, 7 de julho, às 19h30, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), será realizado o debate “Arte: construção da cidadania e formação profissional”, promovido pela PrismaCultural. O evento integra o 2º Edital e Temporada de Teatro e vai reunir os três selecionadores deste ano, além de representantes de entidades públicas e do setor cultural de Brusque e região. “Queremos dialogar com a classe artística mas também com a comunidade, em como a arte pode colaborar para a formação melhoria da vida em sociedade, evoluindo na qualidade e igualdade”, declara Valle.
São convidados a prestigiar o evento os artistas em geral, produtores culturais, estudantes universitários, profissionais que atuam nas áreas de marketing e departamento financeiro, gestores de cultura e demais interessados em arte enquanto valor cultural e instrumento para a formação de riqueza e renda. A entrada é franca.
Perfil dos selecionadores
Kil Abreu é o jornalista, crítico e pesquisador, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e curador no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Kil é pós-graduado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) e mantém estudos nas áreas de dramaturgia e teatro brasileiro contemporâneo. Foi crítico do jornal Folha de São Paulo e da revista Bravo! Dirigiu o Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura/SP (2003/2004), onde gerenciou alguns dos principais programas artísticos da cidade, como o Formação de Público e o Programa Municipal de Fomento ao Teatro. Foi, também, curador dos festivais de Curitiba, Recife e Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Por dez anos foi professor e coordenador pedagógico da Escola Livre de Teatro de Santo André e, por oito, jurado do Prêmio Shell/SP.
Luciano Alabarse é coordenador do “Porto Alegre Em Cena”, diretor de teatro e de espetáculos musicais brasileiros. Entre as décadas de 1970 e 1990 trabalhou com textos de escritores brasileiros como Nelson Rodrigues, Marcílio Moraes e Naum Alves de Souza, dando ênfase também a escritores do RS, como Carlos Carvalho, Caio Fernando Abreu, Lya Luft e João Gilberto Noll. A partir de então, dedicou-se mais a escritores clássicos como Thomas Bernhard, Samuel Beckett, William Shakespeare, Sófocles e Eurípides.
Valmor Níni Beltrame é ator, diretor, dramaturgo, escritor e pesquisador. Hoje, Níni é professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Teatro) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Leciona, há mais de 20 anos, na cadeira de Teatro de Animação na mesma universidade e é organizador do Seminário de Pesquisa sobre Teatro de Formas Animadas em Jaraguá do Sul (SC).
Saiba mais
A PrismaCultural tem experiência de mais de dez anos na criação e gestão de projetos culturais, de lazer e sociais, através de acompanhamento, execução e coordenação, bem como de prestação de contas conforme a legislação vigente.
A empresa atua com o objetivo de transforma ideias em realidade, através de soluções criativas que ampliem o acesso à cultura, esporte e lazer, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e educação da sociedade. Ao longo de sua história, a PrismaCultural já realizou a execução de dezenas de projetos beneficiados por incentivos de leis municipais e estaduais, bem como da esfera federal, sendo reconhecida e respeitada, não apenas em Santa Catarina, mas em todo o Brasil.