notícias
PRISMACULTURAL PRORROGA 2º EDITAL E TEMPORADA DE TEATRO
Estão prorrogadas até domingo, 5 de julho, as inscrições para o 2º Edital e Temporada de Teatro, realizado pela PrismaCultural. Até o momento, companhias teatrais de 14 Estados brasileiros já cadastraram seus projetos em artes cênicas e o objetivo da prorrogação é expandir ainda mais esse acesso, já que a seleção inicia, especificamente, apenas na segunda-feira, 6 de julho.
Em 2015 o projeto vai selecionar sete espetáculos nacionais e dois espetáculos regionais. Além disso, estão previstos mais três espetáculos convidados e uma Oficina/Montagem Teatral, de até 200 horas, para jovens atores ou interessados em conhecer e fazer teatro. Ao todo, serão 30 apresentações, realizadas entre o segundo semestre de 2015 até agosto de 2016.
“O objetivo do 2º Edital e Temporada de Teatro é garantir o acesso das pessoas à produção artística do país e, ao mesmo tempo, oportunizar que os profissionais de teatro possam disseminar sua arte em Brusque, que compreende uma regional formada por oito municípios. Além disso, o projeto pretende facilitar o acesso a uma programação que mostre parte da produção de teatro nacional, promovendo a formação de novas plateias, a consolidação das já existentes, o intercâmbio de saberes e práticas entre artistas, técnicos, estudantes e gestores culturais de toda a região de Brusque”, explica o diretor daPrismaCultural, Sérgio Valle.
O edital está disponível no endereço eletrônico da PrismaCultural (www.prismacultural.com.br) e todo o processo de inscrição e envio de material é online, garantindo a acessibilidade de artistas de todo o Brasil. Já nos dias 6, 7 e 8 de julho está prevista a seleção dos trabalhos, com a avaliação de três renomados profissionais da área: o crítico de teatro e coordenador de Artes Cênicas do Centro Cultural São Paulo, Kil Abreu; o coordenador do Porto Alegre em Cena, Luciano Alabarse; e o Doutor em Teatro, professor da Udesc, Valmor Níni Beltrame. Por fim, a divulgação dos projetos selecionados será no dia 13 de julho.
“Mantemos a parceria com o CESCB desde 2006 e trabalhamos para que o Teatro desta instituição seja reconhecido como equipamento cultural e desperte o interesse dos espetáculos do circuito nacional de se apresentar aqui, levando em consideração que é a melhor estrutura disponível na regional de Brusque. Também queremos atender os associados das oito entidades que compõe o CESCB, com a intenção de congregar o máximo de recursos disponíveis, principalmente de renúncia fiscal, para que ações deste porte aconteçam aqui dentro”, observa Valle.
De acordo com o produtor cultural, ainda há cotas de patrocínio para ser preenchidas durante a execução do 2º Edital e Temporada de Teatro. Podem participar do projeto as empresas tributadas sobre o lucro real, respeitando o limite de 4% do imposto devido. A adesão é simples, rápida e compreende apenas uma guia a mais preenchida pela empresa: cinco minutos de trabalho para um grande retorno em termos de marketing e exposição da marca.
“É a segunda edição, mas estamos otimistas em termos de público. Em 2013, mais de 5500 pessoas prestigiaram os espetáculos e tivemos, em média, 76% de lotação do teatro. Isso significa que há demanda e que as pessoas de Brusque e da região apreciam o teatro. O que temos para oferecer são produções de qualidade, com preço popular, em um equipamento cultural com acessibilidade e conforto. Vale à pena aliar a marca a este projeto inovador, que contribui com a cultura e qualidade de vida das pessoas”, ressalta Valle.