projetos

BQ(en)cena divulga primeiros espetáculos da programação

Temporada de teatro começa em setembro com 4 apresentações teatrais e duas ações formativas

Estão no ar os espetáculos que vão inaugurar a temporada de teatro 2022 do BQ(en)cena! As atividades totalmente gratuitas começam no domingo, dia 18 de setembro, e terão apresentações de espetáculos para toda a família da Cia Cobaia Cênica, de Rio do Sul, e da Pé de Vento Teatro, de Florianópolis, além de ações formativas em formato de conversa com os dois grupos.

O primeiro espetáculo da temporada é “Rio Bernunça”, da Cia Cobaia Cênica, e acontece às 17h30 do dia 18 de setembro no Teatro do CESCB. Inspirado no conto “A Lenda do Rio Bernunça” de Samuel Paes de Luna, o espetáculo apresenta três personagens que têm no rio seu trabalho e sustento: um pescador, uma lavadeira e um balseiro. Ao perceberem a poluição que toma conta desse rio, os três relembram histórias contadas pelos seus antepassados e chegam à importância do cuidado com a natureza. O espetáculo tem classificação livre.

Após a apresentação de Rio Bernunça haverá o encontro chamado de “Conversa Produtiva”, com a presenta dos atores da Cia Cobaia Cênica e mediação de Max Reinert, da Téspis Cia de Teatro, de Itajaí. O tema será a manutenção de grupos teatrais profissionais. Uma ação de extrema importância para trazer a discussão e a formação para os artistas locais.

Na sequência, na segunda-feira, dia 19, o espetáculo de contação de histórias “Miguel, o cavalivreiro”, da Cia Cobaia Cênica, faz duas apresentações: às 10h na E.E.F Rio Branco em Brusque/SC; e às 14h na Sede da APAE de Guabiruba com a participação de alunos da Escola Municipal Arthur Wippel. Miguel, o cavalivreiro, conta a história do valente menino Miguel, que assume uma jornada de aventura para derrotar o dragão ignorâncio e libertar o seu reino, refletindo sobre a importância da leitura e do conhecimento com muita diversão.

A primeira fase da programação se encerra na quarta-feira, dia 21, às 19h, com a apresentação do espetáculo “Dona Bilica Naquele Tempo”, da Pé de Vento Teatro de Florianópolis/ SC. Conhecida por suas comédias, Dona Bilica seus 30 anos de estrada nesse espetáculo capaz de despertar através do jogo cômico sentimentos universais de graça, saudade, nostalgia e reminiscência. Uma apresentação imperdível que acontece no Teatro do CESCB, em Brusque. Após a apresentação, a atriz Vanderleia Will também participa de Conversa Criativa com os presentes.

O 4º BQ(en)cena é uma realização da PrismaCultural e do Ministério do Turismo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Supermercados Archer, Fischer S/A, Zen S/A e Atacado Stock Archer; Apoio do CESCB – Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque, Fundação Cultural de Brusque e Fundação Cultural de Guabiruba.

AGENDA

Espetáculo Rio Bernunça – Cia Cobaia Cênica (Rio do Sul/SC)
18 de setembro, domingo, às 17h30
Teatro do CESCB ( Rua Pedro Werner esquina com Adolfo Schlosser, nº 180, Brusque)
Atividade com acessibilidade em Libras

Apresentação seguida da atividade de formação “Conversa Produtiva” com Cobaia Cênica e Grupos de teatro de Brusque e Guabiruba – Mediação de Max Reinert (Téspis Cia de Teatro – Itajaí). Uma conversa para discutir e trocar sobre a manutenção de grupos teatrais profissionais e suas estratégias de subsistência. Vamos falar sobre montagem de espetáculos, formação continuada de integrantes, participação em editais e muito mais.

Espetáculo de contação de histórias Miguel, o Cavalivreiro do País Sem Nome Contra o Dragão Ignorâncio – Cia Cobaia Cênica (Rio do Sul/SC)
19 de setembro, segunda-feira
10h na E.E.F Rio Branco em Brusque/SC
14h na Sede da APAE de Guabiruba com a participação de alunos da Escola Municipal Arthur Wippel.
Público-alvo: Alunos de 6 a 14 anos

Espetáculo Dona Bilica Naquele Tempo – Pé de Vento Teatro (Florianópolis/ SC)
21 de setembro, quarta-feira, às 19h
Teatro do CESCB ( Rua Pedro Werner esquina com Adolfo Schlosser, nº 180, Brusque)
Atividade com acessibilidade em Libras
Classificação: 12 anos

Apresentação seguida da atividade de formação “Conversa Produtiva” com a Pé de Vento Teatro.